Ter uma identidade visual bem, definida sem dúvida é uma estratégia que deve ser vista como prioridade pelas empresas. Afinal, esse recurso é o que estabelece a primeira forma de comunicação entre marca e cliente.
É através de uma identidade visual bem feita, que o público consegue identificar os valores da empresa. Até os benefícios que ela oferece a partir de seus serviços ou produtos. Uma empresa com identidade visual estruturada consegue transmitir mais solidez e confiança, fatores considerados indispensáveis em um mercado altamente competitivo.
Apesar disso, ainda há que veja a criação da identidade visual como algo secundário para a abertura de um negócio. Se você também pensa dessa maneira, continue lendo esse artigo.
Entenda agora mais sobre o papel da identidade visual para o sucesso do seu negócio. Confira!
1. Identidade visual – o que é?
Basicamente, a identidade visual corresponde a um conjunto de elementos gráficos e visuais que representam uma empresa. Entre os elementos que integram a identidade visual de uma empresa estão cores, tipografia, grafismos, logotipo, personagens, e-mail profissional entre outros.
A construção e alinhamento desses elementos permite criar uma imagem que traduza a personalidade e os valores de uma empresa. Ou seja, é por meio da identidade visual que o negócio consegue gerar mais empatia e identificação com o público.
Portanto, quanto melhor e mais bem feito for a identidade visual, mais espaço o Brand (marca) ganha na memória e rotina do consumidor.
2. Qual a importância da identidade visual
Imagine a Letra M com a cor amarelo, ou então uma maça preta com um pedaço faltando. Se ao ver estes detalhes fez você pensar em marcas como McDonalds e Apple, então parabéns. Você acabou de identificar a primeira importância da identidade visual, que é o reconhecimento da marca no mercado. Mas não é só isso.
Ter uma identidade visual estruturada é importante porque esta será a primeira coisa que seus clientes verão ao contatar sua empresa.
Então elaborar um bom plano visual ajuda sua marca a passar uma boa impressão inicial. Do contrário, por melhor que seja seu produto ou atendimento, se o consumidor não gostar do que vê, dificilmente ele vai querer fazer negócio com você.
Além disso, uma boa identidade visual também faz com que os consumidores consigam lembrar da sua marca com mais facilidade.
Sem falar que os elementos que integram o conceito visual da empresa são um dos grandes responsáveis por:
- Impactar novos clientes
- Transmitir ideias e sensações únicos nos consumidores
- Elevar a credibilidade
- Ampliar a confiabilidade da marca
Além disso, uma identidade visual bem, elaborada também oferece maior destaque frente a concorrência. E até mesmo melhora a reputação da empresa, assim como dos seus produtos e serviços.
3. Identidade visual x marca x branding
É natural que muitas pessoas confundam identidade visual com marca e branding de uma empresa. No entanto, estes conceitos, por mais que façam parte de um mesmo espectro, eles são diferentes entre si.
A marca corresponde basicamente ao logotipo da empresa. Ou seja, é a representação gráfica de uma empresa, constituído por um design gráfico e tipografia.
Enquanto isso, o branding é a estratégia e gestão por trás da definição do conceito visual da empresa. Ou seja, o branding envolve desde a etapa de planejamento, até a criação da identidade visual da empresa. É nesse processo que se define quem é a empresa e como ela quer se posicionar no mercado em relação aos clientes e seus concorrentes.
A empresa que não executa um branding bem definido, não consegue criar uma identidade. Afinal, é o branding quem determina as premissas, a essência da marca.
Por outro lado, quando a empresa executa bem esses três elementos, branding, marca e identidade visual, isso simplifica todo o processo. Tanto o de se inserir e se consolidar no mercado, quanto o de gerar um público fiel e captar novos clientes.
4. Como desenvolver uma identidade visual para sua empresa
Agora você já sabe o que é e qual a importância de investir em uma identidade visual. Mas, como desenvolver esse conceito na prática? Para ajudar você, listei abaixo algumas dicas úteis, confira!
Planejamento é a base
O planejamento é importante em qualquer processo de criação. Portanto, inicie seu planejamento criando um briefing. Ele servirá como seu guia para apontar os aspectos relevantes para criação do seu conceito visual.
Além disso, caso sua empresa ainda não tenha um nome, este detalhe também deve fazer parte do seu planejamento. Procure definir um nome impactante, simples de lembrar e que chame a atenção do seu público.
Trabalhe o design
O design é peça chave para uma identidade visual de sucesso. Por isso, ter toda atenção quanto a esse quesito é fundamental. No geral, um bom designer deve ser composto por imagens simples, porém de impacto. E que também consigam transmitir as ideias que sua empresa quer passar.
Também é importante que no design haja uma harmonia entre os elementos. Isso ajudará a definir melhor os conceitos estéticos da sua empresa.
Entenda a psicologia das cores
Por fim, mas não menos importante, entender sobre a psicologia das cores é fundamental para criar a identidade visual. Cada cor possui um significado e gera um efeito sobre as pessoas.
Então antes de definir as cores que pretende usar, analise seu público alvo e o impacto que espera causar neles. A partir disso é possível ver quais cores irão atender melhor suas necessidades.
Muitos empreendedores sentem dificuldade na hora de delimitar essas características essências para identidade visual. Se este também é o seu caso, uma boa dica é contar com o suporte de um, Web Designer profissional.
Com amplo conhecimento sobre o assunto, este profissional pode ajudar você na construção de todo o conceito visual da sua marca. O que, por sua vez, lhe ajudará a poupar tempo para investir em outras etapas igualmente importantes para seu negócio.
Portanto, agora que já sabe a importância da identidade visual para o sucesso de um negócio, não perca tempo. Trabalhe no conceito visual da sua empresa e garanta que sua marca consiga conquistar seu público!